Final de semana acabou! Hora de sacudir a areia e dar a volta por cima.
Para começar bem de leve a semana vamos nos inspirar nessas ideias criativas que saquei do meu "baú de coisas que farei um dia". São imagens que falam por si só. Se você é autora de alguma delas meus parabéns, são geniais, terei prazer em lhe dar o crédito, basta enviar-me seu link que acrescento às imagens. São coisas guardadas ao longo do tempo recebidas pelo facebook, pelo e-mail com aqueles recadinhos que quem é cheia das artes vai reconhecer, coisas do tipo "é a sua cara" , "pensei em você" ou "eu quero".
São um exemplo claro de que podemos reciclar, reutilizar, reaproveitar muuuuuuita coisa que a gente descarta no dia-a-dia.
Elas também comprovam o salto de qualidade dessas peças eco-artesanais que num passado recente eram muitas vezes de gosto duvidoso. Hoje o que se vê são peças que além de funcionais são elegantes, antenadas com as demais tendências de decoração e caberiam em qualquer projeto independente de seu apelo econômico.
Por exemplo, numa casa de praia, essa penca de peixinhos que abre o post não ficaria linda na porta de algum armário? Sabe do que são feitos? Acredite, cabos de pincéis, aqueles mesmos, que você usa uma vez só e tchau, fica duro e vai logo pro lixo. Ataquem o arsenal do Maridão, diga que ele merece uns pinceizinhos novos, e tal, mas não percam essa oportunidade.
E o porta-toalhas desse lavabo super romântico. Do que será feito? Pasmem, são latas de Neston pintadas e decoupadas com guardanapos de flores, parafusadas numa placa de MDF. Na net vocês acharão vários sites ensinando o passo-a-passo dessa técnica de pintura, mas se pintar não é sua praia você pode colar um tecido bem mimoso que o efeito será o mesmo.
Outra coisa que sobra em muitas residências no começo do ano e inevitavelmente, por ter vida curta, acabam indo para o lixo, são aquelas agendas de brinde que todo mundo ganha ou conhece alguém que ganha.
Se você tem habilidade para costurar, que tal fazer umas capas fofas em patchwork, bem caprichadas, fugindo um pouco da mesmice das capas que a gente vê por aí. Se você não for usar, dê de presente todo mundo adora receber um mimo além do que são muito úteis.
Veja esses dois modelos que eu encontrei numa revista japonesa (ah as revistas japonesas, só suspirando mesmo) são o que eu chamo de "modelindos".
E o que dizer desse conjunto de latinhas para sua mesa de escritório, olha a elegância da coisa, eu não disse? Não fiz essas latinhas, não lembro se são de uma revista ou da internet, mas para quem está achando complicado o acabamento eu costumo fazer assim:
1) corto uma faixa de tecido medindo o (tamanha de fora mais o de dentro da latinha-no sentido da altura) X (circunferência da latinha)
2) costuro um pedaço de manta acrílica somente na metade de baixo da peça (medida da altura de fora da latinha) e quilto (costurar a manta no tecido) em linhas verticais ou outro desenho que escolher
3) fecho a lateral formando um tubo (foto), viro (foto) e passo uma costura à máquina para marcar a borda da latinha
Aí é só encapar a belezinha e enfeitá-la do seu jeito. Quando se "encapa" peças pode-se dar o acabamento embaixo da peça de duas maneiras. Uma delas seria você cortar um círculo e pregar com pequenos pontinhos invisíveis, a outra seria deixar sem acabamento, aberto, para poder trocar a "capinha" sempre que quiser.
Em algumas cidades do Brasil a proibição das sacolinhas plásticas já é uma realidade, então está sendo disseminado o uso de caixas de papelão. Aí você chega em casa e faz o que com essas caixas? Olhe o que o pessoal fez. Encapou e elas viraram cestos para guardar tudo aquilo que só uma mulher encontra para guardar. Ou então faz uma sacola para não amassar suas frutas quando for à feira.
Aliás na onda das ecobags charmosas (e baratas) você pode utilizar aqueles modelos básicos que costumam distribuir de brinde em eventos. É só cobrir o logo da empresa com alguma aplicação ou copiar a ideia abaixo que mostra que o simples é sempre lindo.
Agora, eis a ideia de reciclagem levada ao extremo do bom gosto e da utilidade. Tem coisa mais nociva ao meio ambiente do que pneu velho? O que eu reservei para terminar o post em grande estilo é esse conjunto para varanda feito com pneus revestidos de cordinha. Até já havia visto umas coisas parecidas mas com esse grau de bom gosto, parei ..........
Bom começo de semana a todas, se quiserem mais inspiração a respeito, leiam meu post
ou visitem os sites abaixo, são verdadeiras usinas de ideias e as autoras são generosas, ensinam tudo que sabem (o que não é pouco)
BEIJOS
Feliz Dia do Artesão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário