Olá, amigas, tudo bem? Curtiram bastante o post sobre os gatinhos? As amigas que têm cachorrinhos ficaram com ciúmes, então, logo logo a gente faz um post sobre nossos amiguinhos, preciso apenas recolher um material tão bom quanto o dos gatinhos, aguardem....
Hoje o assunto é bordado. Calma, calma, pessoal, não é nada muito complicado, não. Falo de um bordado muito simples de ser feito e que dá resultados fantásticos, o bordado espanhol também conhecido por aqui como bordado xadrez. Aproveitando, beijão para os seguidores da Espanha, em especial Lara e Pilar.
Aqui em Salvador, a Döhler fará um evento entre 17 e 19 de abril, o Momento Döhler, para quem se interessar, mais informações na página da Tribuna da Bahia. Como essa empresa fabrica vários tecidos para bordado entre eles o xadrez, resolvi falar sobre o assunto. Algumas amigas do grupo de voluntárias que faço parte (já falei dele aqui) estarão lá.
Como disse, esse bordado é muito simples, você apenas vai preenchendo (bordando) os quadradinhos, de acordo com o gráfico do desenho que você escolher, fazendo um "X" e depois uma "+" em cada quadradinho e só. Fácil, né! Esse é o básico, existem vários pontinhos, igualmente fáceis, para você incrementar seu trabalho.
No site Cucicreando (AQUI) você encontra um Tutorial bem completo sobre o assunto, passa lá e aproveita para ver as coisas lindas que a Rebecca faz, como essa almofada super delicada.
É incrível como um ponto tão simples pode dar um efeito tão rico. As pessoas normalmente utilizam o tecido para bordar xadrez pela firmeza da trama, mas você pode aplicar essa técnica em qualquer tecido xadrez, aumentando a variedade de peças que você poderá fazer pois a paleta de cores à sua disposição será maior.
Deixo alguns exemplos e gráficos para quem quiser se aventurar e uma certeza, seu trabalho vai ficar lindo.
A foto de abertura é uma toalha de mesa que fiz, o gráfico está abaixo, é só replicá-lo nos demais cantos da toalha.
Outros modelos de toalhas que ainda pretendo fazer
Também fiz esse caminho de mesa, mas não tenho o gráfico pois fiz olhando uma outra peça, essa é a vantagem desse trabalho, se você ver algum modelo pronto bem de perto você, mesmo sem o gráfico, consegue copiar.
Outros que estão na fila para serem feitos um dia
Mas, não se prenda à cozinha, esse bordado vai bem também no lavabo, veja que lindo:
Já fiz várias colchas, de solteiro e de casal usando o bordado espanhol, pena não ter as fotos no momento para mostrar. O resultado final é incrível. Se você se interessar deixe um comentário solicitando que peço a quem recebeu as colchas (minha mamãe querida) para me mandar as fotos bem de pertinho para vocês copiarem. As barras também podem ser aplicadas em lençóis e fronhas, inclusive com motivos infantis.
Hoje temos algumas publicações nacionais e importadas sobre o assunto que sempre trazem novidades e novos usos para o bordado xadrez. Vale a pena se atualizar pois muitas vezes nos surpreendemos com o uso em peças inusitadas e todo mundo gosta de novidade, né.
Se você gosta de bordado e já tem habilidade no assunto, pode combinar esse bordado xadrez com outros pontos de bordado livre e criar peças delicadíssimas como a almofada abaixo:
Bom, espero que tenham gostado do que viram e para aqueles que acham que não têm jeito para bordar que se animem e se inspirem a começar por aqui que é muito fácil, rápido e o resultado deixa todo mundo animado. Use cores suaves nos tecidos, misture com estampas florais ou retalhos, a combinação deixa o trabalho mais enriquecido e original.
Boa tarde à todas, e fica aqui mais algumas barras para serem usadas onde sua imaginação mandar......
BOA TARDE !!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário