Utilizarei uma imagem pequena e simples que peguei na net, no caso, o personagem de Video-Game Mário foi o escolhido:
Dica: Imagens muito grandes ou com bastante detalhes são mais complexas de fazer, pois nem sempre o programa consegue reproduzi-la, lhe deixando a responsabilidade de ajeitar alguns(ou muitos) Pixels Tortuosos. Isso dá uma dor de cabeça danada!
Após salvar a imagem em seu computador, vamos importá-la para dentro do programa! Para isso, clique no canto superior esquerdo em FILE(arquivo, em inglês), e selecione a opção IMPORT. Após isso, certamente irá aparecer esta janela:
Sim, eu sei que muitas já estejam cansada de tanto Blá, Blá, Blá, mas se faz necessário. Essa janela é de suma importância para a geração do gráfico, pois ela quem configura sua imagem em gráfico. Vamos à explicação de cada numeração:
- Cloth(Tecido): Seleciona o tipo de tecido que você irá bordar. Linen significa Linho. Bem, eu sempre deixo em Aida.
- Chart Size: Essa é a parte mais importante, pois está relacionada com o tamanho do gráfico que você quer gerar. Height é Altura e Width é Largura.Eu sempre configuro a partir da Altura(height), pois para a harmonia do gráfico o programa não permite a configuração da Altura e Largura isoladamente, como o PcStitch. Logo, se você aumentar a Altura(Height), a largura também será aumentada. Se diminuir, a largura também será diminuída.
- Colors: É o número de cores que você permitirá que o programa use para a geração da sua imagem em gráfico. Essa opção é bastante importante, pois dependendo do número de cores que você deixe, poderá ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo do tamanho do gráfico e da sua respectiva resolução. Por exemplo, se você quer transformar uma imagem com muitas cores, seria interessante deixar bastante cores e observar o resultado. Se não for satisfatório, importe a imagem novamente e coloque MAIS ou MENOS cores. Pois vou lhes contar uma coisa, o gráfico não sai pronto após a geração não. Na verdade, ele sai bastante apagadinho em alguns detalhes, e é sua responsabilidade evidenciar esses detalhes com cores mais fortes e apagar cores mais fracas e borradas. Uma imagem em preto e branco, seria interessante deixar 3 ou 4 cores, ficando incumbida apenas de apagar as cores cinzas-intrusas da vida. Rs.
Como a imagem é pequena e o gráfico não está em uma boa resolução, coloquei como altura 50 e permiti 10 cores para poder visualizar melhor o gráfico e seus detalhes. A largura, obviamente ficou por conta do programa. Cliquei em OK e...thãrããã!
Às vezes o programa mostra o gráfico com a opção Show Mark ativada ou a Show Mesh desativada. Só clicar para ativar ou desativar, como já ensinei. Bem, este não é o meu caso, e o programa mostrou o gráfico "perfeitamente". Coloco perfeitamente entre aspas, pois já deu para perceber, não é mesmo? Há muitos pixels(quadradinhos) intrusos poluindo a imagem que precisam ser substituídos(dê zoom para observar)! Por exemplo, esses cinzas ao redor do boné, os substituirei pela cor branca, utilizando a ferramenta de Seleção de Cor(Set Pixel), como já ensinei lá em cima também.
Dica: Nem sempre esses Pixels Cinzas são intrusos, na maioria das vezes fazem parte da imagem original, todavia, estão desfocados. É sua responsabilidade identificá-los! Tenha sempre a imagem original como referência para tudo for apagar ou substituir no gráfico. Um pixel a mais ou a menos pode desequilibrar a harmonia do seu gráfico. Lembre-se!
Enfim, contornando aqui e ali, ajeitando erros de Pixels, trocando cores e ajeitando detalhes... Prontinho! Terminei! Vamos ver o resultado?
"It's Me, Mario!"
(Mário Gráfico Ponto Cruz)
E aí? Gostaram? Não pensem que foi como um passe de mágica não, demorei uma hora para chegar neste resultado. Agora entendem a complexidade não de gerar um gráfico, mas sim de deixá-lo bonito?
Aproveitando a postagem, deixem-me mostrá-las o gráfico do Luigi que fiz ontem usando o PCStitch:
(Luigi Gráfico Ponto Cruz)
Com o PCStitch, consegui ajeitar isoladamente a largura, deixando tanto a Altura quanto a Largura com 50.
Futuramente planejo criar vídeos ensinando a criação de gráficos, para sanar todas as vossas duvidas. Portanto, não deixem de nos seguir nas Redes Sociais ali do lado!
Ps: Pratiquem com Gráficos pequenos e simples.
Beijos, Celia Ponto Cruz.